quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Caracterização de Bullying

Bullying é frequentemente utilizado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.

O Bullying é definido em três termos essenciais:
-O comportamento é agressivo e negativo;
-O comportamento é executado repetidamente;
-O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.



Tipos de Bullying

Existem dois tipos de bullying, o bullying físico e o bullying psicológico;

Estes dois tipos estão dentro do chamado bullying directo que é aquele em que o bully ataca a vítima estando presente em frente da mesma.

Bullying indirecto que é aquele em que o bully ataca a vítima por outros meios como por exemplo espalhar boatos negativos sobre a mesma só está o bullying psicológico

Cyber-bullying: Google e Facebook

Um vídeo no YouTube de uma criança deficiente a ser espancada pelos colegas e as página de tributo a duas crianças mortas invadidas por comentários obscenos e imagens pornográficas no Facebook. Aconteceu em Itália e na Austrália.
Se o primeiro caso resultou na condenação por um tribunal de Milão, a 24 de Fevereiro, de três executivos da Google a uma pena suspensa de seis meses de prisão, o segundo suscitou a ira dos pais das crianças que em carta dirigida ao fundador da popular rede social, Mark Zuckerberg, lamentaram que uma iniciativa que poderia atenuar a sua dor lhe tenha provocado tamanho sofrimento.
Mais não será preciso para relançar o debate em torno da liberdade de expressão na Internet. Até que ponto estes sites deverão (ou poderão) controlar os vídeos, fotografias e comentários publicados por milhões de utilizadores?
Em Maio de 2009, segundo o blogue oficial do YouTube , eram submetidas neste site 20 horas de vídeo por minuto. O Facebook, por seu lado, garante que já terá ultrapassado os 400 milhões de utilizadores registados.


Os vários tipos de Vitimas

1 -  Vítima típica: é pouco sociável, sofre repetidamente as consequências dos comportamentos agressivos dos outros, possui um aspecto físico frágil, coordenação motora deficiente, extrema sensibilidade, timidez, passividade, submissão, insegurança, baixa auto-estima, algumas dificuldades de aprendizagem, ansiedade e aspectos depressivos. Sente dificuldade em impor-se ao grupo, tanto fisicamente como verbalmente.

2 -
Vítima provocadora: é aquela que atrai e provoca as reacções agressivas contra as quais não consegue lidar. Tenta brigar ou responder quando é atacada ou insultada, mas não obtém bons resultados. Pode ser hiperactiva, inquieta, dispersiva e ofensiva. É, de modo geral, imatura, tem costumes irritantes e quase sempre é responsável por causar tensões no ambiente em que se encontra.

3 -
Vítima agressora:  demonstra os maus-tratos sofridos, como forma de compensação, procura outra vítima mais frágil e comete contra a mesma  todas as agressões sofridas na escola, ou em casa, transformando o bullying.

Noticia :- Criança inglesa suicida-se: Vítima de bullying

Bradley Wiseman, um menino britânico de 12 anos, aluno da escola de Edlington, no Yorkshire, enforcou-se depois de ter sido ridicularizado e perseguido por colegas que não lhe perdoavam a linguagem ‘demasiado educada’.


10/12/2010, Correio da Manhã


As técnicas mais utilizadas no Bullying

Insultar a vítima;
Ataques físicos repetidos contra uma pessoa;
Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, danificando-os;
Espalhar rumores negativos sobre a vítima;
Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma acção disciplinar contra a vítima, por algo que ela não fez.
Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa.
Isolamento social da vítima.
Chantagem.
Expressões ameaçadoras.
Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima.


Os efeitos do Bullying

Baixa auto estima.
Ansiedade.
Medo.
Pesadelos.
Rejeição da escola.
Insegurança.
Dificuldade de relacionamento interpessoal e de concentração.
Dores de cabeça ou estômago.
Mudanças repentinas de humor.
Vómitos
Urinar na cama.
Falta de apetite.
Insónias.
Aumento de pedido de dinheiro e até roubos em casa e surgimento de objectos estragados ou desaparecidos sem que seja dada uma explicação para tal.