quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cyberbullying está-se a tornar mais comum entre adolescentes

O Instituto de Psicologia Educacional de Cambridgeshire, localizado no Reino Unido, realizou um estudo com 230 adolescentes e seus pais, com o intuito de monitorar as variações de suas percepções sobre o cyberbullying cometido por colegas de escola.

A pesquisa mostrou uma correlação entre alunos que eram vítimas e também aqueles que afirmavam que já foram algozes dessa violência, os chamados de cyberbullies. Uma informação interessante descoberta pelos pesquisadores foi que o cyberbullying é mais comum entre as meninas do que entre os meninos, já estes têm preferência pelo bullying.

A psicóloga e tutora do
Portal Educação, Denise Marcon, explica que as vítimas do cyberbullying podem vir a desencadear sentimentos agressivos, e a praticar o mesmo ato com outras pessoas como forma de punir alguém pela violência que sofreu.

“Este tipo de violência pode vir a desencadear alguns traumas e até mesmo depressão nos adolescentes. É preciso que os pais e professores fiquem atentos e monitorem o uso da internet. Orientações sobre como utilizar a
tecnologia de forma positiva também são eficazes na conscientização e prevenção do cyberbullying”, ressalta.

Um dos caminhos deve começar pela escola que deve ser mais proativa, desenvolvendo, por exemplo, metodologias para lidar com esse problema que tem características únicas.


Cyberbullying - Google e Facebook

Um vídeo no YouTube de uma criança deficiente a ser espancada pelos colegas e as página de tributo a duas crianças mortas invadidas por comentários obscenos e imagens pornográficas no Facebook. Aconteceu em Itália e na Austrália.
Se o primeiro caso resultou na condenação por um tribunal de Milão, a 24 de Fevereiro, de três executivos da Google a uma pena suspensa de seis meses de prisão, o segundo suscitou a ira dos pais das crianças que em carta dirigida ao fundador da popular rede social, Mark Zuckerberg, lamentaram que uma iniciativa que poderia atenuar a sua dor lhe tenha provocado tamanho sofrimento.
Mais não será preciso para relançar o debate em torno da liberdade de expressão na Internet. Até que ponto estes sites deverão (ou poderão) controlar os vídeos, fotografias e comentários publicados por milhões de utilizadores?
Em Maio de 2009, segundo o blogue oficial do YouTube , eram submetidas neste site 20 horas de vídeo por minuto. O Facebook, por seu lado, garante que já terá ultrapassado os 400 milhões de utilizadores registados.

Definição de Cyberbullying

O cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e de comunicação (telemóveis, internet, etc).
 
 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sete jovens foram condenados por practicarem Bullying

Um colectivo de juízes da comarca Grande Lisboa Noroeste condenou sete jovens do Cacém por «bullying» - violência repetida em ambiente escolar. O caso remete para o período de Setembro a Dezembro de 2009, quando foram cometidos crimes de roubo e extorsão, com ameaça e uso de violência e armas brancas na escola.

O caso foi considerado pelos juízes como de extrema violência, sendo que inclui registos de alguns jovens queimados com cigarros.

Três dos jovens foram condenados a penas de prisão efectiva que variam entre os sete e os onze anos, enquanto os outros quatro foram condenados a pena de prisão suspensa.