quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os vários tipos de Vitimas

1 -  Vítima típica: é pouco sociável, sofre repetidamente as consequências dos comportamentos agressivos dos outros, possui um aspecto físico frágil, coordenação motora deficiente, extrema sensibilidade, timidez, passividade, submissão, insegurança, baixa auto-estima, algumas dificuldades de aprendizagem, ansiedade e aspectos depressivos. Sente dificuldade em impor-se ao grupo, tanto fisicamente como verbalmente.

2 -
Vítima provocadora: é aquela que atrai e provoca as reacções agressivas contra as quais não consegue lidar. Tenta brigar ou responder quando é atacada ou insultada, mas não obtém bons resultados. Pode ser hiperactiva, inquieta, dispersiva e ofensiva. É, de modo geral, imatura, tem costumes irritantes e quase sempre é responsável por causar tensões no ambiente em que se encontra.

3 -
Vítima agressora:  demonstra os maus-tratos sofridos, como forma de compensação, procura outra vítima mais frágil e comete contra a mesma  todas as agressões sofridas na escola, ou em casa, transformando o bullying.

Sem comentários:

Enviar um comentário